Os principais modelos de remuneração das operações são:
CPC ou PPC : Cost-Per-Click ou Pay-Per-Click, ou seja, o lojista paga por cada clique recebido em seu anúncio;
CPL : Custo Por Lead, o lojista paga por cada cadastro feito após um clique no banner;
CPA : Cost Per Acquisition, o lojista paga um percentual fixo após a conclusão de uma ação (cadastro, compra, etc.) previamente decidida.
Por Reputação Web de uma empresa ou perfil entende-se o conjunto de opiniões, expectativas e percepções dos seus stakeholders presentes na web e decorrentes do seu comportamento, qualidades, características específicas, história e boatos.
Como os canais pelos quais a reputação de uma marca ou perfil é moldado online são tanto a web quanto as mídias sociais, é correto falar em Reputação Digital .
A gestão da Reputação Web passa por duas atividades:
RP digital : busca de interação e apoio de jornalistas, blogueiros e influenciadores para construir, defender e promover sua reputação online;
Monitoramento de Mídia e Mídias Sociais : monitorar a reputação online de uma marca ou perfil, prestando atenção ao que sobre ela surge nas mídias tradicionais (imprensa, rádio e TV), na web e nas redes sociais.
Dada a divulgação em tempo real de notícias que não são necessariamente comprovadas ou verdadeiras nas redes sociais, existem no mercado ferramentas de marketing digital para monitorizar a reputação digital como o WebLive e o Talkwalker. A ação de monitoramento é necessária para implementar reações defensivas imediatas.