O servidor web recebe e descriptografa a chave privada

Uma conexão criptografada é então estabelecida e o conteúdo é disponibilizado ao cliente. O cliente então descriptografa o conteúdo e a sessão podem começar com segurança.

O processo costuma ser chamado de handshake SSL. Por que? Essencialmente, é um acordo entre duas partes que garante a confiança mútua. Superficialmente, isso pode parecer demorado, mas na realidade acontece em apenas alguns milissegundos. Na verdade, praticamente não tem impacto na experiência do usuário final.

acesso ao ecac certificado digital

SSL só pode ser adicionado por sites que possuem um certificado SSL ou TLS. Esses certificados funcionam como um tipo de ID que autentica e verifica o proprietário do site. Um aspecto importante do certificado TLS é a chave pública do site. Este é um procedimento que permite a criptografia.

Os dispositivos exibem a chave pública e a utilizam para criar chaves seguras para o servidor web. Ao mesmo tempo, o servidor web possui uma chave privada que é sempre mantida em segredo porque é usada para descriptografar os dados criptografados com a chave pública.

São muitas chaves. Então aqui estão as definições novamente:

Handshake SSL : Um acordo entre duas partes, geralmente um navegador/servidor e um servidor web, que estabelece uma conexão segura.

Chave Pública: Chave criptográfica utilizada para encriptar mensagens destinadas a um destinatário específico e que só pode ser desencriptada através de uma segunda ferramenta, nomeadamente a chave privada.

Chave Privada: Também conhecida como chave secreta, esta chave é usada para criptografar e descriptografar dados, iniciando uma sessão segura.