Tipos de materiais de rolamento

A madeira pode não ser o primeiro material que você pensa para rolamentos e hoje é relegada a aplicações especializadas. Mas os rolamentos de madeira fornecem um contexto histórico útil: eles ilustram que os engenheiros têm selecionado cuidadosamente materiais para atender aos critérios de desempenho dos rolamentos durante grande parte da história registrada.

mais informações sobre rolamentos nadella aqui

Há evidências de que os construtores de barcos fenícios já usavam rolamentos de madeira para lemes há 4.500 anos. As madeiras certas são resistentes à corrosão, permitindo-lhes prosperar em aplicações submersas, como lemes ou eixos de hélices. No velho mundo, a madeira ultradura Lignum Vitae era uma escolha popular – seus óleos naturais forneciam lubrificação integrada, enquanto sua densidade extrema ajudava a resistir ao estresse. Mais tarde, os fabricantes de rolamentos impregnariam os rolamentos de madeira com óleos animais para obter um efeito autolubrificante semelhante.

Hoje, os compósitos oferecem vantagens importantes de desempenho em relação à madeira em aplicações subaquáticas, mas os rolamentos de madeira foram o primeiro exemplo de um material de rolamento cuidadosamente selecionado para propriedades mecânicas desejáveis.

Rolamentos de Bronze – Rolamento de Bronze – O bronze é um material comumente usado que vem em uma enorme variedade de ligas e composições diferentes – essa variedade torna o bronze uma escolha popular de material para rolamentos, pois pode ser obtido um material muito próximo da especificação precisamente desejada. Os rolamentos de bronze têm fortes características de resistência a choques, impactos e corrosão.